ONG amada Helena

Apoio e esperança para pais após a perda de um filho. Pautamos a discussão sobre luto em esferas sociais e políticas buscando romper o tabu acerca do tema.

placePorto Alegre, RS
  • 4

    VAGAS CRIADAS
  • 43

    VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

Sobre a ONG

Em memória à Helena de Oliveira Maffini, que com 17 dias perdeu a vida pela falta de acesso a um leito de UTI neonatal em 2012. Iniciada pelos familiares, com o objetivo de conscientizar sobre a falta desses leitos foi se modificando e hoje realiza vários projetos focados na transformação social acerca do luto parental a fim de promover uma mudança efetiva na vida dos milhares de pessoas que sofrem com o abandono emocional após a perda de um filho.

Projetos:

EXPOSIÇÕES FOTOGRÁFICA

Imagens que mostram a emergência do tema em uma sociedade que não tolera o sofrimento pautando o luto em todas as esferas sociais.

- Um mundo em preto e branco: Voltada para quem não perdeu um filho, compreender como é difícil a realidade imposta a essas famílias diariamente.

- As cores do meu viver - Idealizada para que, quem perdeu um filho possa perceber no dia a dia motivos para sobreviver.

PROJETO DE LEI 9653/2018

Com diretrizes básicas sobre o acolhimento à perda gestacional e neonatal, também viabiliza um fórum anual para debate o luto parental trazendo um olhar humanizado sobre a perda.

DIA DAS MÃES DE ANJO

Um dia para as mães celebrarem o amor aos filhos que partiram bem como aprenderem a respeito do processo do luto. Realizado a 4 anos.

A partir de 2019 será reformulado para acolher também a família

ESCUTA TERAPÊUTICA

Grupo mensal gratuito para pais acompanhado pela Dra Karina Polido, especialista em luto.

CARTILHA “ORIENTAÇÃO DO LUTO”

Primeiro material impresso distribuído gratuitamente abordando o tema, com o objetivo de informar as familias de forma prática. Conta com E-book em português e inglês.

https://issuu.com/ong.amadahelena/docs/ebook-cartilha-2017?fbclid=IwAR24if2BUC9TbkYNdmZvw0bNz9YzXwD_4lHsRUG2NGjz-rsH6R627cltlbU

ASSESSORIA JURÍDICA

Em parceria com o escritório de advocacia Gabriela Souza, é disponibilizado assessoria jurídica* a mães que sofrem violência obstétrica, a pais no caso de erros médicos entre outros.

*gratuita em orientações e com custo no caso de engajamento com processo.

YOUTUBE

Um canal aberto para conteúdo e conversas sobre luto sem tabu, com sugestões de pauta dos pais e interessados, conta com a participação de profissionais.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC2HW3aqPFzhmDMp37Be13Xg

ENCONTRO MULTIPROFISSIONAL

Dedicado a sensibilizar profissionais e estudantes da área da saúde assim como demonstrar o impacto de um atendimento humanizado após a perda além de salientar a importância do autocuidado.

SENSIBILIZAÇÃO EM FACULDADES E HOSPITAIS

Um canal de diálogo com quem viveu a perda, respondendo dúvidas e falando abertamente sobre o tema.

Em 2019 a Ong amada Helena inaugura sua sede em Porto Alegre aumentando a área de atuação e agregando mais projetos de apoio.


Endereço

Rua Tiradentes, 53 - Independência, Porto Alegre - RS, Brasil -

Voluntários

43 voluntários