SAICA CAMPO LIMPO

O SAICA atende 20 crianças e adolescentes vítimas de violência, que foram retiradas do convívio familiar por meio de intervenção do Conselho Tutelar.

  • 1

    VAGAS CRIADAS
  • 67

    VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

Sobre a ONG

O Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) Campo Limpo,fundado em 1996, tem como Entidade Mantenedora a Caritas Diocesana Campo Limpo, que mantém convênio com a Prefeitura de São Paulo e Secretaria de Assistência Social para atendimento de 20 crianças e adolescentes vítimas de maus tratos, abandono, negligência, dentre outras formas de violência. Essas crianças e adolescentes foram retiradas do convívio familiar por meio de intervenção do Conselho Tutelar, Vara da Infância e da Juventudee do Centro de Referência Especializado de Assistência Social , por isso, residem no SAICA.

O trabalho do SAICA respeita o caráter provisório e excepcional da medida protetiva de acolhimento institucional para crianças e adolescentes cujas famílias encontram-se, temporariamente, impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. Assim, o serviço tem por finalidade defender, resgatar e promover ações vinculadas às garantias de direito nos planos social e econômico, de forma que o educando possa retornar à família de origem ou à família extensa, ou ainda, ser inserido em família substituta por meio da guarda, tutela ou adoção no menor tempo possível.

As crianças e adolescentes residem no serviço e por se tratar de serviço de acolhimento gerido por instituição social sem fins lucrativos a instituição está em permanente busca de doações e ações sociais que possam viabilizar e complementar qualidade e bem estar na garantia de direitos básicos dos atendidos.